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The Walking Dead Ep. 2: Starved for Help

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The Walking Dead Ep. 2: Starved for Help Empty The Walking Dead Ep. 2: Starved for Help

Mensagem por Saint Seiya Sáb 14 Jul 2012, 12:06 am

Fonte: UOL Jogos

CONSIDERAÇÕES

No segundo episódio de "The Walking Dead", a Telltale consegue preservar os elementos que funcionaram no excelente capítulo inicial, ao mesmo tempo em que resolve os problemas de câmera e aumenta a tensão da aventura.

"The Walking Dead: Starved for Help" prende o jogador do começo ao fim, com um ritmo ágil nos diálogos e a necessidade constante da tomada de decisões rápidas. A relação entre os personagens se aprofunda e o roteiro não permite que você fique em cima do muro - mais cedo do que tarde, é preciso escolher quem apoiar no grupo de sobreviventes.

Capturar o interesse do jogador com uma trama de qualidade continua sendo o maior mérito do adventure episódico "The Walking Dead".

INTRODUÇÃO

Em "Starved for Help", Lee Everet, a pequena Clementine e os outros sobreviventes descobrem que há perigos maiores no mundo pós-apocalipse zumbi do que os mortos-vivos.

A aventura se passa 3 meses após o primeiro episódio e coloca os personagens em uma situação difícil: o racionamento de comida. O jogo segue evoluindo a relação entre Lee, o personagem do jogador, e os outros membros do grupo.

Com um sistema de diálogos e reações bem desenvolvido, o jogo até permite que você tente ser amigo de todos, mas força situações em que é preciso tomar partido por um ou outro personagem - e que prometem definir o desenrolar da história nos episódios seguintes.

PONTOS POSITIVOS

Enredo cheio de tensão
Cercados por zumbis, os personagens de "Walking Dead" precisam lidar com um problema urgente: a escassez de alimentos. A fome, a ameaça constante dos mortos-vivos e o confinamento do grupo deixa todos com ânimos elevados e discussões e a disputa pela liderança do bando são constantes em todo o episódio.

Para completar, um encontro com novos personagens coloca o jogador diante de situações cheias de tensão, em que é preciso fazer escolhas rápidas e difíceis. O jogo tem cenas fortes, mortes violentas e coisas piores, que deixam claro o tom sombrio e dramático da trama.

"Starved for Help" é um episódio com 2 horas de duração, com um ritmo narrativo melhor do que "A New Day", o primeiro capítulo da série.

Conexão com os personagens
Ao contrário do primeiro episódio, não há personagens conhecidos dos fãs dos quadrinhos ou da série de TV. Sobra tempo para desenvolver melhor a relação entre os personagens do jogo, o que torna os eventos do episódio ainda mais dramáticos.

A relação entre Lee e a menininha Clementine, principalmente, ganha contornos mais paternais. Quanto aos outros personagens, para não estragar a surpresa de ninguém, o que posso dizer é que o jogo deixa claro que é preciso escolher um lado na disputa de poder dentro do grupo.

Permanecer neutro é possível, mas os resultados são péssimos. O melhor é encarar os fatos e decidir com quem você simpatiza mais. Como o jogo utiliza o mesmo arquivo de save em todos os episódios, os personagens se lembram do que você fez ou disse no capítulo anterior - e vão continuar se lembrando nos próximos - e a melhor maneira de aproveitar o jogo é encarando "Walking Dead" como 'a sua história' dentro da série.

Câmera melhor posicionada
Minha crítica ao primeiro episódio parece resolvida em "Starved for Help". Com cenários mais abertos do que "A New Day", a câmera não fica tão próxima ao personagem e permite navegar melhor pelos cenários.
Em situações que no primeiro episódio não funcionaram tão bem, como ao usar uma cobertura para se proteger, a câmera não atrapalhou e os controles funcionaram de forma mais precisa. Sinal de que, mesmo sem implementar novas mecânicas - afinal ainda é o mesmo jogo - a Telltale continua polindo sua obra.

PONTOS NEGATIVOS

Mais história do que jogo
Ao contrário de adventures mais antigos - e mesmo de jogos recentes da própria Telltale, como "Sam & Max" ou "Back to the Future" - "The Walking Dead" vai se caracterizando como uma história interativa.

Você pode morrer e ser obrigado a jogar o mesmo trecho algumas vezes, principalmente nas cenas de ação, mas os puzzles exigem pouco do jogador. Você encalha em uma situação, encontra o item que precisa com certa facilidade e segue em frente. O cerne do jogo são os diálogos, as escolhas difíceis e a relação dos personagens, ou seja, sua história.

Ao menos, é preciso admitir, é uma história muito boa.
Saint Seiya
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