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Mensagem por Saint Seiya Qua 21 Nov 2012, 1:40 pm

CONSIDERAÇÕES

Pela evolução demonstrada desde o game de 2011, é natural que "WWE '13" apresente ainda mais opções e lutadores ao jogador, mas nem o mais fanático jogador da série imaginaria tantas opções interessantes. Os quase cem lutadores disponíveis, as dezenas de modos de jogo e a celebração do passado e presente da WWE no modo 'Attitude Era' fazem de "WWE '13" o mais interessante, divertido e completo jogo de luta livre da atual geração.

Complementando o pacote de escolhas acertadas está o retorno da mecânica de "WWE '12", com poucos botões, mas muita complexidade nas ações, um multiplayer muito bacana e o motor gráfico 'Predator 2.0', que deixou o visual dos lutadores e arenas muito fieis aos do programa de TV. É uma pena que a lentidão na recuperação dos golpes irrite um pouco e a dificuldade em dominar os controles puna tanto os jogadores iniciantes. E nesse ponto, um tutorial faz muita falta.

INTRODUÇÃO

Responsável pelo sucesso da série "UFC Undisputed", a Yuke’s renovou completamente a franquia "WWE" em 2011 e, nesse ano, o estúdio aposta em três alicerces para se manter em alta com os fãs de luta livre: a maior oferta de lutadores, o modo 'Attitude Era' e a ilustre presença de Mike Tyson entre os lutadores por download.

A produtora aproveitou para refinar os elementos que deram certo: o motor gráfico Predator, que recebeu a revisão 2.0 nesse ano para deixar as lutas mais dinâmicas e rápidas, a mecânica de poucos botões e um parrudo modo de edição.


PONTOS POSITIVOS

Gigantes do ringue
Mantendo a mesma ambientação do show da TV americana, "WWE '13" cumpre bem a missão de entreter o jogador e - porque não - o expectador. As lutas recriam com maestria o clima das lutas da TV, com lutadores canastrões, golpes e finalizações fantásticas - e algumas até improváveis em uma luta real -, torcida eufórica nas arquibancadas e narradores empolgados.

Cada um das dezenas de lutadores possui suas próprias características representadas, como o estilo 'vilão de filme de terror' de The Undertaker - com direito a tema fúnebre em sua entrada no ringue - ou a as poses, trejeitos e socos fulminantes do ex-pugilista Mike Tyson.

Por fim, e não menos importante, o modo de edição permite criar e personalizar praticamente tudo: lutador, entrada no ringue, movimentos especiais e arenas, tudo com opções minimamente detalhadas para garantir a satisfação do criador.

Celebração à luta livre
Fãs de luta-livre americana certamente vão adorar o serviço prestado pela vasta oferta de opções de"WWE '13". De início, até espanta a quantidade de tópicos e subtópicos nos menus, de tanta coisa a se explorar.

Se já não bastassem os quase 100 lutadores e lutadoras divididos em diferentes eras do programa, o jogo estreia o modo "WWE Attitude Era", que revive alguns momentos históricos que explicam até as mudanças de federações e eventos ao longo dos anos, como o clássico 'Raw vs War' e "Royal Rumble" e outros mais recentes, como o 'Smackdown' e 'Superstars HD'.

No ringue, opção de luta é o que não falta. Há disputas 1 contra 1, em duplas, trios e até seis pessoas, com diversas regras á escolha, como 'eliminatória', em que ganha o único time com sobreviventes e 'Hell in a Cell', em que a disputa acontece em uma cela fechada.

Complementando o pacote, há uma série de vídeos históricos e atuais que mostram a trajetória dos lutadores no programa, seja em cenas de corte no modo 'Attitude Era' ou até no telão durante as suas entradas no ringue.

Poucos botões e muita ação
"WWE '13" tem controles simples, com poucas ações distribuídas nos botões, mas que se tornam extremamente complexos para quem deseja dominá-los completamente.

Apesar de ter apenas um botão de ataque traumatizante - que pode ser soco ou chute, dependendo de quantas vezes o botão foi pressionado ou do lutador escolhido -, é na imobilização que a luta se torna mais complicada. Agarrar o oponente não chega a ser complicado, mas saber o que fazer com ele depois é o maior desafio da mecânica, que exige até um pouco de estratégia para golpeá-lo com a certeza de que não sofrerá um contra-ataque.

Falando em contra-ataque, que no jogo é chamado de 'Reverse', o jogo vira e mexe desafia você em eventos 'Quick-time', exigindo o acionamento rápido de alguns botões para se livrar de uma finalização ou até golpear o oponente com ataques em dupla. Isso acontece de maneira intuitiva e, com muito treino, a indicação na tela pode ser até esquecida em alguns momentos.
Entretanto, esse domínio exige paciência e muita dedicação, o que pode até afastar os novatos. Passado o drama até exagerado no começo, pode-se afirmar que o controle de “WWE ‘13” cumpre com maestria o seu papel de divertir e ao mesmo tempo, simular a dinâmica de uma luta livre real.

Multiplayer divertido
Jogar “WWE ‘13” no multiplayer online é muito divertido. Primeiro, porque o jogador contará com a ajuda de jogadores reais que sabem a hora certa de atacar, como ajuda-lo nos momentos difíceis e até unir forças para caprichar naquele golpe combinado entre a dupla.

Além disso, os modos de até 6 jogadores em ‘Royal Rumble’ e ‘Hell in a Cell’ colocam dois trios para trocarem sopapos em ringues minúsculos, aumentando e muito a possibilidade de se socar um aliado sem querer – e até propositalmente, só para se divertir e colocar ainda mais lenha na fogueira.

Seja a sua intenção respeitar as regras ou partir para o tudo ou nada contra todos os lutadores, diversão é o que não falta no multiplayer de “WWE ‘13”.

PONTOS NEGATIVOS

Luta... por turnos?
Em certos momentos, as lutas de "WWE" são tão travadas que a impressão que se tem é que os lutadores respeitam turnos para se socarem, assim como em muitos RPGs. O culpado disso é o longo tempo de recuperação do lutador após ser atingido, que nos remete até aos dias "do PSone".

Não raro, em muitos momentos o jogo simplesmente fica parado por alguns segundos porque um dos lutadores está estático se recuperando de uma pancada e o outro tentou aplicar um golpe especial, mas não foi bem sucedido.

Ok, sabemos que faz parte do show da WWE os lutadores ficarem tontos ou inconscientes após levar um golpe muito forte, até para dar tempo do seu adversário ‘armar’ um bote fantástico de finalização, mas no jogo, esse tipo de situação acontece a todo instante, é exagerado e arranha um pouco toda a evolução conquistada pela Yuke’s com a franquia.

Cadê o tutorial?
Os controles de "WWE '13" são modestos na oferta de movimentos nos botões, mas de domínio muito complexo nos movimentos especiais e finalizações. Até aí, tudo bem. O problema é que o jogo desconsidera a possibilidade do jogador ser um completo recém-chegado e não explica - em momento algum - como deve fazer para, por exemplo, se livrar de uma finalização ou simplesmente vencer o oponente em um golpe imobilizante, chamado de 'Breaking Point'.

No modo 'Attitude Era' o jogo exige que você complete algumas missões secundárias, como por exemplo, espancar o oponente com uma cadeira - que fica fora do ringue -, mas sequer explica como você deve fazer para sair e voltar do tablado, quanto mais como pegar a tal cadeira que está no chão.

São comandos e movimentos conhecidos dos veteranos dos ringues virtuais, mas que sem uma sinalização ou um mero tutorial, se transformam em barreiras para quem decidir entrar na luta pela primeira vez em "WWE' 13".
Saint Seiya
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